Agrupamento de Escolas Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão
"O Saber Aprender, o Saber Fazer, o Saber Estar e o Saber Ser"
Lista das Escolas de Acolhimento |
![]() |
![]() |
Manuel Lopes Perdigão, nasceu no dia 2 de Novembro de 1917, filho de Manuel Lopes Perdigão e de Carlota Jesus Pereira. Frequentou a instrução primária em Pisões, afirmando posteriormente ter gratas recordações do seu mestre, o professor Aires Gonçalves Serra. O gosto pelo saber desde cedo se manifestou, percorrendo toda a sua carreira escolar com distinção. Em 1929 é admitido no seminário de Leiria, que conclui em 1936. Paralelamente ingressa na Universidade Gregoriana, em Roma, onde se licenciou em Teologia. É ordenado em Outubro de 1940, pelo bispo de Leiria D. José Alves Correia da Silva. É nomeado perfeito do Seminário de Leiria, onde inicia a sua actividade docente como professor de Matemática, Biologia, Química, Mineralogia, Ciências Geográficas, Botânica e Física. A sua vocação para as ciências físicas e electrónicas associada à grande destreza manual, levam-no a construir em 1948 um emissor-receptor e integrar o círculo dos Rádio-Amadores. Sendo de realçar a particularidade de, além de adquirir peças, ser o próprio a construir pessoalmente as que necessita para os seus projectos que ele mesmo monta, numa polivalência de saberes e experiências dignas de mestre. A componente prática da sua vida, o interesse pelas várias áreas do saber, não o fazem descurar a sua vocação religiosa.
Em 1945, no Sínodo e Tetracentenário Diocesano, é nomeado Cónego da Sé de Leiria. Ocupando o lugar de assistente de todos os organismos da Acção Católica Diocesana entre 1943 e 1957. Ocupou ainda os cargos de Pároco da Sé de Leiria, vice-reitor e reitor do Seminário e assistente diocesano dos Servitas de N.ª S.ª de Fátima. Contribuiu ainda para a criação da freguesia civil e religiosa de Caxarias. Apesar da doença, motivada por excesso de trabalho, da qual recuperou, nem por isso deixou de continuar as suas actividades de interesse público.
Em 1983 recebe o título de Monsenhor. O seu espírito aberto, tolerante e consensual, associado às suas convicções e princípios, levam-no a tomar decisões públicas que reforçam ainda mais, em todos os que o conhecem, apreço e reconhecimento. Estas qualidades levam-no em 1994 a ceder à Escola C+S de Caxarias o seu vasto espólio cultural e científico, facto que muito honrou este estabelecimento de ensino. Reconhecimento que se evidenciou na sua nomeação como patrono da Escola.
No Ano de 1989 é criada a Escola C+S de Caxarias, através da portaria nº 823/89 publicada no Diário da República nº 214 de 16/09/1989, tendo entrado em funcionamento no ano lectivo 90/91 e sendo inaugurada no dia 4 de Julho de 1991 por Sua Exa. o Sr. Secretário de Estado Dr. José Augusto Perestrelo de Alarcão Troni. A 27 de Abril de 1995, pelo despacho nº 52/SSEAM/95 passou a denominar-se Escola Básica do 2º e 3º Ciclo do Ensino Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão. Esta denominação surge por proposta do Conselho Executivo com parecer favorável do Conselho Pedagógico em homenagem ao Cónego Manuel Lopes Perdigão, benemérito da Escola pela doação de parte do seu espólio pessoal.
No ano lectivo de 1998/99, por Despacho do Sr. Director Regional, Dr. António Sardinha, de 20/04/1998, a Escola torna-se sede de um Agrupamento Vertical de Escolas de acordo com o estipulado no novo regime de Autonomia, Administração e Gestão dos Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário (Dec. Lei nº 115A/98). Em 2002, pelo aviso nº 4692/2002, publicado em Diário da República, adota a denominação atual de Agrupamento de Escolas Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão.
O Agrupamento desenvolveu-se pelo extremo norte do concelho de Ourém e respetivas freguesias: Caxarias, Rio de Couros, Espite, Casal dos Bernardos e Urqueira, com uma área de cerca de 120 Km2. Envolve atualmente 9 escolas do 1º Ciclo e 9 Jardins de Infância. A população escolar de cerca de 700 alunos, tem-se mantido estável, embora com algum decréscimo, ao longo dos anos.
Para saber mais aqui
Notcias
Inauguração do Centro Escolar de Carvoeira - Caxarias [05.04.21]




Decorreu hoje, dia 5 de abril de 2021, pelas 15h00, a cerimónia protocolar de abertura do Centro Escolar de Caxarias, com a presença do Ministro da Educação Doutor Tiago Brandão Rodrigues que descerrou a placa comemorativa.
A cerimónia coincidiu com o início do 3.º período letivo e com o regresso às aulas, em regime de ensino presencial, do 2.º e do 3.º Ciclo de Ensino.
O Sr. Ministro da Educação foi acolhido pela Sr.ª Diretora do Agrupamento de Escolas, Dr.ª Cláudia Campos e pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque e demais entidades presentes, assim como, 5 alunos do 1.º Ciclo em representatividade dos alunos deste Ciclo de Ensino.
Após o descerramento da placa comemorativa de abertura do Centro Escolar de Caxarias, foram visitadas as instalações, seguindo-se as intervenções da Diretora do Agrupamento de Escolas, do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ourém e do Sr. Ministro da Educação. Na sua intervenção o Sr. Ministro fez questão de referir que ao visitar inúmeras escolas, são visíveis aquelas em reconhece a felicidade e este espaço, o nosso espaço, é claramente um local feliz. Referência, entre outras que foram proferidas, que muito nos honrou e que nos faz acreditar que as linhas orientadoras do trabalho diário com os nossos alunos e pelas quais nos regemos, são as adequadas.
A UNIÃO DA EQUIPA É O QUE FAZ O TRABALHO ALCANÇAR O SUCESSO.
Nas palavras da Sr.ª Diretora:
“Hoje é um dia muito especial! Um dia muito aguardado por nós e de grande relevância para a nossa Comunidade Educativa! Um dia... que mudará para melhor a vida dos nossos alunos.
Esperamos ter a sabedoria e a humildade para a utilizar no seu maior propósito – formação integral dos nossos alunos e enriquecimento profissional e pedagógico dos nossos docentes.
Confiamos, ideias e projetos temos muitos, e vamos continuar a sonhar outros sonhos, porque a Escola é muito mais do que um espaço físico, é muito mais do que uma instituição que se dedica ao processo de ensino e de aprendizagem, a Escola é feita de pessoas e de relações entre pessoas, está viva, é ativa e interativa!”
Despacho n.º 1689-A/2021 - Novo Calendário Escolar [03.03.21]




Altera o calendário de funcionamento das atividades educativas e letivas dos estabelecimentos de ensino e o calendário das provas e exames, aprovados pelo Despacho n.º 6906-B/2020, de 2 de julho, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 128, 2.º suplemento, de 3 de julho de 2020
"ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA". [25.11.20]




Semana da Alimentação [28.10.20]



De modo a assinalar o dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, sob o lema “As nossas ações são o nosso futuro”, repto lançado este ano pela FAO, cujo tema é Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos. Os alunos do 6.º e 9.º ano, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, realizaram trabalhos sensibilizando para a promoção de uma alimentação saudável e sustentável. O tema escolhido foram as Plantas Aromáticas, sua utilidade e breve descrição.
Os trabalhos encontram-se expostos no átrio e na Biblioteca.
Os alunos do Clube Eco-Escolas colaboraram numa mostra de plantas aromáticas que se encontra no átrio.
Horários dos Transportes Escolares [15.09.20]




HORÁRIO DOS TRANSPORTES ESCOLARES
E.B. 2,3 de CAXARIAS
Dia 17 de setembro
A partir das 8 horas iniciam os circuitos (conforme grelhas anexas) transportando os alunos dos 5.º e 6.º anos para a escola E.B. 2,3.
O regresso a casa destes alunos será por volta das 12.30 horas com a realização do percurso inverso.
Por volta das 13.30 horas, iniciam os circuitos novamente transportando desta vez os alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos para a escola E.B. 2,3.
O regresso a casa destes alunos far-se-á pelas 17.30 horas com a realização do percurso inverso.
Dia 18 de setembro
A realização dos percursos em anexo por parte dos autocarros será feita a partir das 8 horas para a escola E.B. 2,3 e regresso após as 17.20 horas para casa. Poderá haver necessidade de existir mais do que um autocarro para determinado percurso, conforme a lotação total de cada circuito.
#EscolaEmSegurança - Regras Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo [14.09.20]




#EscolaEmSegurança - Regras Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo
Início do ano letivo 2020/2021 – 17 de setembro [31.08.20]




Início do ano letivo 2020/2021 – 17 de setembro
Manhã – Pré-Escolar e 1.º e 2.º Ciclo – 9h às 12h30m
Tarde – 3.º Ciclo – 14h30m às 17h30m
A partir de 18 setembro
Cumprimento do horário curricular normal cumprindo as normas específicas definidas no “Plano de Ação” e no “Plano de Contingência”.
A Diretora
Cláudia Campos
