Eleição dos Representantes dos Pais e Encarregados de Educação para o Conselho Geral [23.11.21]

img_20211122_121302_400

Para conhecer a Lista apresentada de acordo com o disposto no n.º 3 do artigo 14.º do Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de Julho, clicar em "Ler mais".

Partilhar esta Notcia: Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google+

Brigada Recolha Sangue [28.10.21]

cartaz_caxariascdr_400

Projeto - EmocionalMente [28.10.21]

O Centro Local para a Promoção do Sucesso Educativo (CLPSE) em parceria com o agrupamento de escolas que o/a seu/sua educando frequenta, irão desenvolver o projeto Emocionalmente (de novembro até ao final do 1º período).
O Programa
O EmocionalMente é um programa de prevenção e promoção de saúde mental que visa desenvolver competências socio-emocionais, como a capacidade de identificação, diferenciação e regulação das emoções com crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico.
As sessões consubstanciam-se numa base primária de autoconsciência, partindo desta para a exploração das temáticas através de dinâmicas de grupo e/ou atividades individuais ajustadas ao nível etário (exploração de livros ou histórias, reflexão conjunta/ individual, jogos e atividades de grupo expressivas e criativas - oralidade, dramatização e desenho). Os educadores são parte integrante destas sessões, funcionando como facilitadores e potenciadores de aprendizagem.
Objetivos Gerais
• Desenvolver competências de identificação, diferenciação e regulação emocional;
• Aumentar o reconhecimento da influência de emoções e de pensamentos no comportamento;
• Desenvolver e promover o recurso a estratégias adaptativas de regulação emocional;
• Estabelecer relacionamentos saudáveis e gratificantes com os outros, desenvolvendo atitudes de empatia, compaixão e compreensão pelo estado emocional do outro;
• Promover o processo de escolha de comportamentos conscientes e ajustados ao contexto;
• Contribuir para o sucesso educativo, bem como a integração e coesão escola família-comunidade.
Constituição do Programa
Sessões de 45 minutos;
Aplicação:
Psicóloga Sara Cordeiro
Educadora de Infância Ângela Marques
Informação adicional:
- Material necessário 1 frasco de vinagre de vinho pequeno por sala 1 frasco de plástico transparente com tampa por criança 1 copo de iogurte vazio por criança
Pessoas alcançadas
Interações

-1,4x mais baixo
Classificação de distribuição
8Tu e 7 outras pessoas
1 partilha
Adoro

Recondução da Diretora (2022-2026) [17.10.21]

Recondução da Diretora

Nos termos do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril com as alterações produzidas pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, artigo 25.º, cumpre-me informar que o Conselho Geral reunido a 12 de outubro de 2021, deliberou, por unanimidade, pela recondução da Dr.ª Cláudia Maria Pereira Campos, no cargo de Diretora do Agrupamento de Escolas Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, para o quadriénio 2022/2026, iniciando-se o novo mandato a 20 de janeiro de 2022.

Em nome do Conselho Geral e em meu nome próprio, dirijo à Sr.ª Diretora sinceras felicitações e votos de muito sucesso no desempenho da sua função e na continuidade do projeto de intervenção que tem vindo a desenvolver em prol do Agrupamento.

A Presidente do Conselho Geral

Anabela Silva

Projeto PADDE do Agrupamento [29.09.21]

padde_400

Gabinete de Informação e Mediação Escolar [09.09.21]

pag._agr._400

Elaboração das ementas e na venda de géneros alimentícios nos bufetes das Escolas [18.08.21]

Despacho n.º 8127/2021-Diário da República n.º 159/2021, Série II de 2021-08-17

Estabelece as normas a ter em conta na elaboração das ementas e na venda de géneros alimentícios nos bufetes e nas máquinas de venda automática nos estabelecimentos de educação e de ensino da rede pública do Ministério da Educação.

Link - https://dre.pt/application/conteudo/169689544

Manuais Escolares [28.07.21]

mega__manuais_escolares_gratuitos__google_chrome_400

Informa-se os Encarregados de Educação que é necessário proceder à inscrição na Plataforma Mega, dos Manuais Escolares a partir do dia 1 de agosto.

Nota: Os que já estão inscritos não necessitam de o fazer.

A Diretora,

Cláudia Campos

“Crescer a ler, ler para crescer” [17.06.21]

Biblioteca

O Sr Pringle e o Dragão” é o título da história que a equipa da Biblioteca Escolar apresentou aos alunos do 1º e 2º ano, do Agrupamento, no âmbito do projeto “Crescer a ler, ler para crescer”, inserido no Plano de Ação Estratégica do Programa Nacional para a Promoção do Sucesso Escolar.

Com esta história, foi possível explorar algum vocabulário, não muito comum, e as características físicas e psicológicas das personagens principais.

Finalmente, os alunos foram postos à prova, tentando a solução de algumas adivinhas apresentadas.

Esta atividade, à semelhança das anteriormente desenvolvidas, registou uma agradável adesão por parte dos alunos, mostrando sempre uma boa recetividade a esta “visita” que lhes permite sair da sua rotina.

1_05   2_04

Dia Internacional do Bombeiro [10.06.21]

bombeiro_400

Clica na imagem para veres o Filme