Bandeira Verde Eco-Escolas 2017 [03.10.17]

CFN

A escola foi galardoada com a Bandeira Verde Eco-Escolas 2017, tendo sido convidada para estar presente no evento nacional “Dia das Bandeiras Verdes Eco-Escolas”, em Mafra no dia vinte sete de setembro, com o intuito de receber a mesma,  conhecer o trabalho de outras escolas e participar nas diferentes iniciativas.

becoescola2017 becoescola1_2017

 

 

 

 

Assim, as docentes Cláudia Campos e Anabela Silva deslocaram-se a esta vila com as alunas Daniela Valente, Carolina Travanca, Mariana Faria, Liane Martins, Clara Monteiro e Inês Lopes, com o objetivo de receber o reconhecimento do trabalho desenvolvido no ano letivo 2016/2017, na área do ambiente.

Partilhar esta Notcia: Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google+

Musical - My Fair Lady 2017 [13.09.17]

Gesto
Partilhar esta Notcia: Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google+

AMBIENTE SAUDVEL, AMBIENTE AGRADVEL [19.06.17]

Lnguas

O dia 5 de Junho não é um dia normal! Celebra-se o Dia Mundial do Ambiente e as pessoas, neste dia, lembram-se da importância que tem o ambiente para a nossa vida e, por isso, deve ser preservado, protegido e respeitado por todos.

Coube ao 5ºB decorar a árvore do espaço cidadania, tendo como tema o “Meio Ambiente”. Assim, apresentamos o lado poluído da terra, onde o rio inundado de lixo impede a vida de plantas e animais. O lado agradável representa um ambiente limpo, com grande variedade de seres vivos. Sobrevoam a terra borboletas coloridas e as águas límpidas do rio acolhem peixinhos felizes e barquinhos à vela, num passeio certamente repleto de ar fresco e puro.

Se cuidarmos do meio ambiente, o nosso planeta sorrirá de alegria e todos os seres vivos viverão com saúde e bem-estar.

Lembrem-se sempre que um ambiente saudável será, sem dúvida, um ambiente agradável!

O 5ºB

arvore_400

Partilhar esta Notcia: Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google+

Parlamento dos Jovens 2017 [31.05.17]

Alunos do Agrupamento de Escolas de Caxarias participaram na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2017

Parlamento

No dia 22 e 23 de maio decorreu na Assembleia da República a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2017, do Ensino Básico.


O Círculo de Santarém fez-se representar pelo Agrupamento de Escolas Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, de Caxarias, com os “deputados” Diogo Flórido (9ºA), Clara Monteiro (8ºA) e o “jornalista”, Mário Tereso (9ºA).

Tratou-se de uma experiência louvável de cidadania que demonstrou saber e competência dos nossos alunos que certamente não esquecerão.

 

Professor Mário Rodrigues

Partilhar esta Notcia: Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google+

Espao Cidadania Dia Internacional da Famlia [24.05.17]

Cincias Sociais Humanas

O “Espaço Cidadania” apresentou, no mês de maio, a Árvore da Cidadania dedicada ao Dia Internacional da Família. Este dia “é celebrado anualmente a 15 de maio. A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, que proclamou o dia 15 de maio como o Dia Internacional da Família. A celebração deste dia visaentre outros objetivos, destacar:

  • a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
  • reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
  • chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades;
  • sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.

O primeiro Dia Internacional da Família foi celebrado em 1994.” A Árvore da Cidadania foi decorada, com a palavra família e com corações ostentando palavras como carinho, amor, ternura, respeito, ajuda, fraternidade, amizade, etc.. Junto da Árvore estava “uma família” modelo, preparada para ser captada pelas objetivas da comunidade educativa.  A decoração foi da responsabilidade da turma do 5ºA. 

Por isso, o nosso MUITO OBRIGADO a todos que participaram nesta iniciativa!

sam_1856 sam_1858_01

Partilhar esta Notcia: Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google+

Uma AventuraLiterria 2017 [15.05.17]

Lnguas

No âmbito do concurso “Uma Aventura…Literária 2017”, promovido pela Editorial Caminho, a aluna Mariana Silva, do 7º A foi contemplada com o 3º prémio, a nível nacional, na modalidade de Texto Original.

Este concurso destina-se alunos de todo o país e de todos os níveis de ensino e conta, habitualmente, com milhares de participantes.

A Mariana concorreu, por iniciativa própria, com 4 trabalhos originais (1 texto narrativo e 3 textos poéticos).

Recordamos que já é habitual os docentes de português aderirem a este concurso e que já por diversas vezes os nossos alunos receberam prémios e/ou menções honrosas.

É pois com muita alegria e satisfação que aqui deixamos os parabéns à Mariana, apresentando abaixo um dos textos que escreveu e que foi enviado para o concurso, e que desejamos que, quer ela, quer todos os outros alunos continuem a encontrar prazer (ou a descobri-lo!) na atividade de escrever e de ler!

notcia_uma_aventura

Partilhar esta Notcia: Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google+

A Fada Palavrinha - "Uma histria e Retalhos" [12.05.17]

Partilhar esta Notcia: Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google+

CENTENRIO DAS APARIES DE FTIMA [11.05.17]

Cincias Sociais Humanas

No âmbito do Centenário das Aparições de Fátima, foi elaborada uma exposição no Agrupamento de Escolas de Caxarias repartida entre a biblioteca e o átrio de entrada, a qual apresenta 26 trabalhos elaborados pelos alunos dos 1.º e 2.º ciclos, utilizando materiais reciclados, versando diferentes representações da Virgem e dos três pastorinhos.

A exposição apresenta, igualmente, uma contextualização iconográfica/histórica dividida em quatro espaços temáticos e informativos distintos: “Aconteceu em 1917… os pastorinhos” representativo do enquadramento histórico dos protagonistas; “Os espaços de culto”, com a visão dos espaços ao longo do tempo na Cova de Iria (capelinha, Basílica Nossa Senhora do Rosário e Basílica da Santíssima Trindade); “Os Papas em Fátima” com imagens representativas da presença dos Papas, em visitas ao Santuário, e “Fátima pelo Mundo”, com representações da presença deste culto mariano em Santuários espalhados pelo mundo.

Dois dos trabalhos realizados pelos nossos alunos encontram-se expostos no MUSEU da CONSOLATA | Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, junto à “Sala dos Pastorinhos”.

Esta iniciativa, para assinalar o Centenário das Aparições, foi promovida pela disciplina de EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica), integrada nas atividades do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, e com a colaboração dos docentes que o compõem, bem como da professora responsável pela biblioteca da nossa escola.

Com este projeto, além de se assinalar o Centenário das Aparições, promoveu-se a defesa do ambiente, em resposta à encíclica “Laudato Si” do Papa Francisco, motivou-se a participação dos Encarregados de Educação na vida escolar e desenvolveu-se a criatividade e espírito de iniciativa. Promoveu-se igualmente a divulgação de um importante momento da história do concelho de Ourém.

Os trabalhos expostos na nossa escola poderão ser observados todos os dias úteis até ao fim do mês de maio, e os que se encontram no museu da Consulata até ao dia13 de outubro, de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

expo_mrio_1_400

Ver Fotos

Partilhar esta Notcia: Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google+

LIBERDADE! [27.04.17]

O Espaço Cidadania, espaço reservado ao projeto Saber Ser, Saber Estar, tem sido dinamizado mensalmente por cada turma e respetivo diretor de turma. Tem permitido assinalar datas comemorativas importantes e difundido valores de cidadania e respeito pelos demais… No mês de abril a turma do 6ºB assinalou o Dia da LIBERDADE, temática alusiva à Revolução de 25 de abril, também conhecida como Revolução dos Cravos. Refere-se a um período da história de Portugal resultante de um movimento social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, e iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição de 1976.

Para além da Árvore da Cidadania, foram apresentados trabalhos elaborados pelos alunos do 6ºA e do 6ºB, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal. Os trabalhos versaram os acontecimentos ocorridos na revolução de abril e os seus protagonistas (Salgueiro Maia, Marechal Spínola, Zeca Afonso, etc).

O “Armário” que se encontra no patamar das escadas de acesso ao piso superior foi preparado para assinalar este acontecimento relevante na história recente do nosso país. Atendendo à mudança que se operou com esta revolução o armário encerrou em si as palavras chave que caracterizaram o anterior regime (ditadura, fascismo, censura, PIDE, falta de liberdade de expressão, autoritarismo, conservadorismo, colonialismo, etc.). Estas ficaram “bem fechadas” de modo a simbolizar que são indesejadas e devem ficar no passado. Valores como a LIBERDADE e DEMOCRACIA suplantam todos os outros.

Por fim, na Biblioteca da Escola sede, está patente um painel constituído por imagens emblemáticas, realçando O Supremo Valor da Liberdade.

25_abril_400

Partilhar esta Notcia: Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google+

I Concurso de Fotografia [03.04.17]

Apoio Educativo

 

cartaz_concurso_foto__copy__microsoft_publisher_400

 

Link com o Regulamento do Concurso

Partilhar esta Notcia: Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google+

Dia Mundial da Consciencializao do Autismo - 2 de Abril [27.03.17]

Apoio Educativo

 

cartaz_autismo_2abril__copy__microsoft_publisher_400

Partilhar esta Notcia: Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google+

Estatstica
N total de Notcias: 385 | N total de Categorias: 20 | N total de comentrios: 0
ltimas Notcias: Bandeira Verde Eco-E... | Notcia mais lida: Concurso - "Apelo ... [5149]