Espao Cidadania Dia Internacional da Famlia [24.05.17]

Cincias Sociais Humanas

O “Espaço Cidadania” apresentou, no mês de maio, a Árvore da Cidadania dedicada ao Dia Internacional da Família. Este dia “é celebrado anualmente a 15 de maio. A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, que proclamou o dia 15 de maio como o Dia Internacional da Família. A celebração deste dia visaentre outros objetivos, destacar:

  • a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
  • reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
  • chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades;
  • sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.

O primeiro Dia Internacional da Família foi celebrado em 1994.” A Árvore da Cidadania foi decorada, com a palavra família e com corações ostentando palavras como carinho, amor, ternura, respeito, ajuda, fraternidade, amizade, etc.. Junto da Árvore estava “uma família” modelo, preparada para ser captada pelas objetivas da comunidade educativa.  A decoração foi da responsabilidade da turma do 5ºA. 

Por isso, o nosso MUITO OBRIGADO a todos que participaram nesta iniciativa!

sam_1856 sam_1858_01

Partilhar esta Notcia: Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google+

Uma AventuraLiterria 2017 [15.05.17]

Lnguas

No âmbito do concurso “Uma Aventura…Literária 2017”, promovido pela Editorial Caminho, a aluna Mariana Silva, do 7º A foi contemplada com o 3º prémio, a nível nacional, na modalidade de Texto Original.

Este concurso destina-se alunos de todo o país e de todos os níveis de ensino e conta, habitualmente, com milhares de participantes.

A Mariana concorreu, por iniciativa própria, com 4 trabalhos originais (1 texto narrativo e 3 textos poéticos).

Recordamos que já é habitual os docentes de português aderirem a este concurso e que já por diversas vezes os nossos alunos receberam prémios e/ou menções honrosas.

É pois com muita alegria e satisfação que aqui deixamos os parabéns à Mariana, apresentando abaixo um dos textos que escreveu e que foi enviado para o concurso, e que desejamos que, quer ela, quer todos os outros alunos continuem a encontrar prazer (ou a descobri-lo!) na atividade de escrever e de ler!

notcia_uma_aventura

Partilhar esta Notcia: Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google+

A Fada Palavrinha - "Uma histria e Retalhos" [12.05.17]

Partilhar esta Notcia: Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google+

CENTENRIO DAS APARIES DE FTIMA [11.05.17]

Cincias Sociais Humanas

No âmbito do Centenário das Aparições de Fátima, foi elaborada uma exposição no Agrupamento de Escolas de Caxarias repartida entre a biblioteca e o átrio de entrada, a qual apresenta 26 trabalhos elaborados pelos alunos dos 1.º e 2.º ciclos, utilizando materiais reciclados, versando diferentes representações da Virgem e dos três pastorinhos.

A exposição apresenta, igualmente, uma contextualização iconográfica/histórica dividida em quatro espaços temáticos e informativos distintos: “Aconteceu em 1917… os pastorinhos” representativo do enquadramento histórico dos protagonistas; “Os espaços de culto”, com a visão dos espaços ao longo do tempo na Cova de Iria (capelinha, Basílica Nossa Senhora do Rosário e Basílica da Santíssima Trindade); “Os Papas em Fátima” com imagens representativas da presença dos Papas, em visitas ao Santuário, e “Fátima pelo Mundo”, com representações da presença deste culto mariano em Santuários espalhados pelo mundo.

Dois dos trabalhos realizados pelos nossos alunos encontram-se expostos no MUSEU da CONSOLATA | Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, junto à “Sala dos Pastorinhos”.

Esta iniciativa, para assinalar o Centenário das Aparições, foi promovida pela disciplina de EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica), integrada nas atividades do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, e com a colaboração dos docentes que o compõem, bem como da professora responsável pela biblioteca da nossa escola.

Com este projeto, além de se assinalar o Centenário das Aparições, promoveu-se a defesa do ambiente, em resposta à encíclica “Laudato Si” do Papa Francisco, motivou-se a participação dos Encarregados de Educação na vida escolar e desenvolveu-se a criatividade e espírito de iniciativa. Promoveu-se igualmente a divulgação de um importante momento da história do concelho de Ourém.

Os trabalhos expostos na nossa escola poderão ser observados todos os dias úteis até ao fim do mês de maio, e os que se encontram no museu da Consulata até ao dia13 de outubro, de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

expo_mrio_1_400

Ver Fotos

Partilhar esta Notcia: Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google+

LIBERDADE! [27.04.17]

O Espaço Cidadania, espaço reservado ao projeto Saber Ser, Saber Estar, tem sido dinamizado mensalmente por cada turma e respetivo diretor de turma. Tem permitido assinalar datas comemorativas importantes e difundido valores de cidadania e respeito pelos demais… No mês de abril a turma do 6ºB assinalou o Dia da LIBERDADE, temática alusiva à Revolução de 25 de abril, também conhecida como Revolução dos Cravos. Refere-se a um período da história de Portugal resultante de um movimento social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, e iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição de 1976.

Para além da Árvore da Cidadania, foram apresentados trabalhos elaborados pelos alunos do 6ºA e do 6ºB, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal. Os trabalhos versaram os acontecimentos ocorridos na revolução de abril e os seus protagonistas (Salgueiro Maia, Marechal Spínola, Zeca Afonso, etc).

O “Armário” que se encontra no patamar das escadas de acesso ao piso superior foi preparado para assinalar este acontecimento relevante na história recente do nosso país. Atendendo à mudança que se operou com esta revolução o armário encerrou em si as palavras chave que caracterizaram o anterior regime (ditadura, fascismo, censura, PIDE, falta de liberdade de expressão, autoritarismo, conservadorismo, colonialismo, etc.). Estas ficaram “bem fechadas” de modo a simbolizar que são indesejadas e devem ficar no passado. Valores como a LIBERDADE e DEMOCRACIA suplantam todos os outros.

Por fim, na Biblioteca da Escola sede, está patente um painel constituído por imagens emblemáticas, realçando O Supremo Valor da Liberdade.

25_abril_400

Partilhar esta Notcia: Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google+

I Concurso de Fotografia [03.04.17]

Apoio Educativo

 

cartaz_concurso_foto__copy__microsoft_publisher_400

 

Link com o Regulamento do Concurso

Partilhar esta Notcia: Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google+

Dia Mundial da Consciencializao do Autismo - 2 de Abril [27.03.17]

Apoio Educativo

 

cartaz_autismo_2abril__copy__microsoft_publisher_400

Partilhar esta Notcia: Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google+

Oramento Participativo: Debate das propostas [23.03.17]

Cincias Sociais Humanas

No dia 22 de março decorreu a apresentação pública das três propostas apresentadas pelos alunos para a aplicação de 500 euros referente ao Orçamento Participativo, consignado no Despacho nº436-A/2017. Os proponentes apresentaram as suas medidas a todos os alunos do terceiro ciclo, na sala de palco, sendo que a proposta A recaiu na compra de um suporte para bicicletas, secadores de cabelo e uma bola de espelhos; a proposta B recaiu na aquisição de material de desporto e a proposta C na redecoração da sala do aluno/convívio. Após a apresentação, os proponentes debateram as propostas entre si, apresentando os argumentos tidos como os mais válidos na defesa das suas propostas. A plateia teve, também, direito a intervir e ver esclarecidas as suas dúvidas referentes às propostas apresentadas.

O objetivo do debate foi atingido, dado que se pretendia dar a conhecer as diferentes propostas que irão a votação na sexta feira, dia 24 de março, dia do estudante.

Este projeto tem como objetivo comemorar o referido dia, “estimular a participação cívica e democrática dos estudantes, promovendo o seu espírito de cidadania e o diálogo, a mobilização coletiva em prol do bem comum e o respeito pelas escolhas diferentes, valorizando as suas opinião, em decisões nas quais são os principais interessados e responsáveis, e, finalmente, permitindo o conhecimento do mecanismo de voto.” (artº 1 do desp. Nº436-A/2017).

Os alunos proponentes e todos os participantes neste debate estão de parabéns pela forma cívica e responsável que apresentaram nesta iniciativa. 

foto_400_01

Partilhar esta Notcia: Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google+

"Alunos de Caxarias eleitos para representar o Crculo Eleitoral de Santarm do Parlamento dos Jovens 2017" [23.03.17]

Cincias Sociais Humanas

"No dia 20 de março decorreu no  Auditório Municipal da Quinta das Pratas, Cartaxo, a Sessão Distrital/Regional do Parlamento dos Jovens 2017 com a participação de 12 Escolas do distrito de Santarém a fim de defenderem os seus programas de recomendação, definirem o programa definitivo a apresentar à Sessão Nacional e elegerem os respetivos deputados que nela participarão. A nossa escola fez-se representar pelos deputados eleitos na sessão escolar, Diogo Flórido, Clara Monteiro, Mário Tereso e Inês Lopes, que defenderam o seu projeto e participaram com grande envolvimento em todos os trabalhos da sessão, nomeadamente nos debates na generalidade, bem como nos debates e votação na especialidade. Colaboraram nas propostas de alteração, aditamentos e nova redação do programa final e na eleição das escolas e deputados a participarem na sessão nacional. Esteve, também, presente na qualidade de Repórter a deputada Mariana Faria.

Foram eleitos para participarem na Sessão Nacional, a realizar no dia 22 e 23 de maio em Lisboa, na Assembleia da República, deputados das três escolas mais votadas, nomeadamente dois deputados da Escola Secundária Maria Lamas, Torres Novas, dois deputados da  Escola Básica Cónego Dr Manuel Lopes Perdigão, e dois deputados da Escola Básica e Secundária José Relvas, Alpiarça.

 

Da nossa escola foram eleitos os deputados Diogo Flórido e Clara Monteiro. O deputado Diogo Flórido foi também eleito Porta-voz do Círculo Eleitoral de Santarém."

Parabéns aos nossos deputados e ao Porta- voz eleito, a quem desejamos um excelente desempenho na representação do nosso distrito no Parlamento dos Jovens 2017.

Partilhar esta Notcia: Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google+

Encontro de Atividades Rtmicas e Expressivas [21.03.17]

Educao Fsica

No dia 15 de março de 2017, decorreu o “ Encontro de Atividades Rítmicas e Expressivas”, com a participação dos Grupos/Equipas nos escalões de Infantis B e de Iniciadas.

A atividade foi realizada ao longo de todo o dia com a participação das Escolas de Alcanena, Alcanede, Caxarias e Mação.

Estiveram presentes as coordenadoras Distrital e Nacional desta modalidade e um Grupo de 11 Juízes/árbitros da Opção de Desporto de Santarém.

O número total de participantes foram 139 dançarinos; 4 Fiscais de Linha; 7 Árbitros das Escolas participantes; 3 Alunos responsáveis pelo som.

A Docente responsável quer deixar o registo do seu agradecimento pessoal por todo o Apoio dado, na realização desta atividade aos alunos; Assistentes Operacionais e em especial aos colegas Virgílio Martins; Paulo Marques; Maria João Baptista;  Helder Pereira e Paulo Roberto, bem como ao Diretor que esteve presente e fez a abertura e encerramento da atividade.

Todos os alunos desta Escola ao longo do dia exerceram as suas funções com responsabilidade e mais uma vez souberam demonstrar que sabem estar/sabem receber, que cooperam com todos, independentemente das classificações e que a

"Dança é a única arte na qual nós mesmos somos o material de que ela é feita."

(Ted Shawn )

 

Os meus parabéns a todas as 36 alunas que participaram.

sam_0923_400 sam_1007_400 sam_0936_400

Partilhar esta Notcia: Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google+

3 Concentrao do Grupo/equipa de Badminton [10.03.17]

Educao Fsica

No dia 8 de março 14 alunos da nossa Escola deslocaram-se à Escola EB 2,3 da Freixianda para participarem na 3ª Concentração do Grupo/Equipa de Badminton.
Os resultados dos alunos da nossa Escola foram os seguintes:

Escalão Infantis A - Feminino
1ª Class - VERÓNICA FONSECA - 5º B
1ª Class - EDUARDA PEREIRA - 5º B
3ª Class - SORAIA JORGE - 5º B

Escalão Infantis A - Masculino
1ª Class - RUBEM SIMÕES - 5º B
2ª Class - RODRIGO SILVA - 5º A
3ª Class - RUBEN PEREIRA - 5º A
4ª Class - BERNARDO LOPES - 5º A

Escalão Infantis B - Feminino
1ª Class - CATARINA GONÇALVES - 5º B

Escalão Infantis B - Masculino
1ª Class - MARCO ANTUNES - 7º B
2º Class - TOMÁS BAPTISTA - 6º B
4º Class - DAVID NEVES - 7º A

Escalão Iniciadas - Feminino
3ª Class - LILIANA GASPAR - 8º A

Escalão Juvenis - Masculino
3º Class - RICARDO MARQUES - 9º A
4º Class - MANUEL VENTURA - 9º B

Parabéns a todos!

Partilhar esta Notcia: Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google+

Estatstica
N total de Notcias: 518 | N total de Categorias: 20 | N total de comentrios: 1
ltimas Notcias: Greve da funo pbl... | Notcia mais lida: Concurso - "Apelo ... [4856]