Ligações

AMBIENTE SAUDÁVEL, AMBIENTE AGRADÁVELImprimir

Línguas

O dia 5 de Junho não é um dia normal! Celebra-se o Dia Mundial do Ambiente e as pessoas, neste dia, lembram-se da importância que tem o ambiente para a nossa vida e, por isso, deve ser preservado, protegido e respeitado por todos.

Coube ao 5ºB decorar a árvore do espaço cidadania, tendo como tema o “Meio Ambiente”. Assim, apresentamos o lado poluído da terra, onde o rio inundado de lixo impede a vida de plantas e animais. O lado agradável representa um ambiente limpo, com grande variedade de seres vivos. Sobrevoam a terra borboletas coloridas e as águas límpidas do rio acolhem peixinhos felizes e barquinhos à vela, num passeio certamente repleto de ar fresco e puro.

Se cuidarmos do meio ambiente, o nosso planeta sorrirá de alegria e todos os seres vivos viverão com saúde e bem-estar.

Lembrem-se sempre que um ambiente saudável será, sem dúvida, um ambiente agradável!

O 5ºB

arvore_400

Parlamento dos Jovens 2017Imprimir

Alunos do Agrupamento de Escolas de Caxarias participaram na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2017

Parlamento

No dia 22 e 23 de maio decorreu na Assembleia da República a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2017, do Ensino Básico.

O Círculo de Santarém fez-se representar pelo Agrupamento de Escolas Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, de Caxarias, com os “deputados” Diogo Flórido (9ºA), Clara Monteiro (8ºA) e o “jornalista”, Mário Tereso (9ºA).

Tratou-se de uma experiência louvável de cidadania que demonstrou saber e competência dos nossos alunos que certamente não esquecerão.

Professor Mário Rodrigues

“Espaço Cidadania” Dia Internacional da FamíliaImprimir

Ciências Sociais Humanas

O “Espaço Cidadania” apresentou, no mês de maio, a Árvore da Cidadania dedicada ao Dia Internacional da Família. Este dia “é celebrado anualmente a 15 de maio. A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, que proclamou o dia 15 de maio como o Dia Internacional da Família. A celebração deste dia visaentre outros objetivos, destacar:

• a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
  • reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
  • chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades;
  • sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.

O primeiro Dia Internacional da Família foi celebrado em 1994.” A Árvore da Cidadania foi decorada, com a palavra família e com corações ostentando palavras como carinho, amor, ternura, respeito, ajuda, fraternidade, amizade, etc.. Junto da Árvore estava “uma família” modelo, preparada para ser captada pelas objetivas da comunidade educativa.  A decoração foi da responsabilidade da turma do 5ºA.

Por isso, o nosso MUITO OBRIGADO a todos que participaram nesta iniciativa!

sam_1856 sam_1858_01

Uma Aventura…Literária 2017Imprimir

Línguas

No âmbito do concurso “Uma Aventura…Literária 2017”, promovido pela Editorial Caminho, a aluna Mariana Silva, do 7º A foi contemplada com o 3º prémio, a nível nacional, na modalidade de Texto Original.

Este concurso destina-se alunos de todo o país e de todos os níveis de ensino e conta, habitualmente, com milhares de participantes.

A Mariana concorreu, por iniciativa própria, com 4 trabalhos originais (1 texto narrativo e 3 textos poéticos).

Recordamos que já é habitual os docentes de português aderirem a este concurso e que já por diversas vezes os nossos alunos receberam prémios e/ou menções honrosas.

É pois com muita alegria e satisfação que aqui deixamos os parabéns à Mariana, apresentando abaixo um dos textos que escreveu e que foi enviado para o concurso, e que desejamos que, quer ela, quer todos os outros alunos continuem a encontrar prazer (ou a descobri-lo!) na atividade de escrever e de ler!

notcia_uma_aventura

A Fada Palavrinha - "Uma história e Retalhos"Imprimir