Vamos cuidar do PlanetaImprimir

Gestão

«Vamos cuidar do planeta!» é o novo projeto que será implementado no nosso Agrupamento, o qual aceitou o desafio lançado pelo Centro de Formação Os Templários, um dos parceiros desta iniciativa.

Coordenado pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental, que se associa à Assembleia da República, ao Instituto Português do Desporto e Juventude, à Universidade Nova de Lisboa, a cinco Centros de Formação de Associação de Escolas, ao Centro da Juventude de Lisboa, à Direção Geral de Educação e ao Centre for Colaborative Learning (Noruega), este projeto tem financiamento de um fundo suportado pela Islândia, Noruega e Liechteenstein, sendo a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto entidades gestoras do mesmo.

A decorrer  entre abril de 2019 e setembro de 2021, tem como objetivos, entre outros, “ aumentar as ações de  sensibilização e formação nas escolas em Educação para a cidadania e para o desenvolvimento sustentável”, “fortalecer as capacidades de ação dos jovens aumentando as suas competências de liderança e comunicação”, “promover o envolvimento dos jovens nas decisões políticas” e “reforçar a consciência cívica na população em geral na área do desenvolvimento sustentável e da participação cívica”. Trata-se, portanto, de uma iniciativa que pretende envolver toda a comunidade escolar e local, no sentido de se identificarem problemas e de se adotarem soluções que possam ser desenvolvidas por todos, a nível ambiental.

Aderindo a este projeto, o nosso Agrupamento fará parte de uma rede de escolas “Vamos cuidar do planeta!”, o que irá trazer inegáveis benefícios aos nossos alunos e a toda a comunidade onde está inserido.

Está na hora de irmos mais longe, porque só colaborando uns com os outros conseguiremos as mudanças necessárias para um desenvolvimento sustentável, que possa ajudar a preservar o nosso planeta, a nossa casa! Tudo isso depende da contribuição de cada um, e os nossos alunos poderão ser um exemplo a seguir por todas as outras gerações. Vamos todos cuidar do planeta?

planeta_400

Semana da Ciência e da Tecnologia - 25 a 29 de novembro 2019Imprimir

semciencia2019_400

Segunda edição do projeto AJO – Assembleia Jovem de OurémImprimir

Ciências Sociais Humanas

Segunda edição do projeto AJO – Assembleia Jovem de Ourém

No dia 18 de novembro foi efetuada a apresentação do Projeto "AJO", pelo Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Ourém, Engenheiro João Moura.

ajo_nov_400

Nesta edição os jovens são desafiados a apresentar projetos de arte urbana para as cidades, vilas e aldeias do concelho de Ourém.
Um projeto fundamental para a construção dos valores da Cidadania, ajudar os nossos alunos a serem cidadãos ativos, críticos, autónomos e a reforçar o conhecimento do concelho em que vivem.
Um Projeto de excelência.

Mobilidade a Malta - Erasmus +Imprimir

Gestão

Mobilidade a Malta - Erasmus+

de 11 a 16 de novembro de 2019

malta_400

O Agrupamento de Escolas de Caxarias agradece a todos os nossos Amigos parceiros neste Projeto, as partilhas e experiências vivenciadas durante o mesmo.
Obrigada a Malta.

malta1_400

“Plasticologia Marinha”Imprimir

CFN

“Plasticologia Marinha”

O Agrupamento aderiu às sessões de educação ambiental “Plasticologia Marinha”, dinamizadas pelo Oceanário de Lisboa, Educação Outreach.

plasticologia_400
Estas sessões têm como objetivo sensibilizar os alunos dos diferentes ciclos, para um dos maiores problemas ambientais do planeta, o lixo marinho e o impacto que este tem na biodiversidade marinha e nos ambientes terrestres.
É urgente adotar comportamentos que alteram esta situação!