Ligações

LIBERDADE!Imprimir

O Espaço Cidadania, espaço reservado ao projeto Saber Ser, Saber Estar, tem sido dinamizado mensalmente por cada turma e respetivo diretor de turma. Tem permitido assinalar datas comemorativas importantes e difundido valores de cidadania e respeito pelos demais… No mês de abril a turma do 6ºB assinalou o Dia da LIBERDADE, temática alusiva à Revolução de 25 de abril, também conhecida como Revolução dos Cravos. Refere-se a um período da história de Portugal resultante de um movimento social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, e iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição de 1976.

Para além da Árvore da Cidadania, foram apresentados trabalhos elaborados pelos alunos do 6ºA e do 6ºB, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal. Os trabalhos versaram os acontecimentos ocorridos na revolução de abril e os seus protagonistas (Salgueiro Maia, Marechal Spínola, Zeca Afonso, etc).

O “Armário” que se encontra no patamar das escadas de acesso ao piso superior foi preparado para assinalar este acontecimento relevante na história recente do nosso país. Atendendo à mudança que se operou com esta revolução o armário encerrou em si as palavras chave que caracterizaram o anterior regime (ditadura, fascismo, censura, PIDE, falta de liberdade de expressão, autoritarismo, conservadorismo, colonialismo, etc.). Estas ficaram “bem fechadas” de modo a simbolizar que são indesejadas e devem ficar no passado. Valores como a LIBERDADE e DEMOCRACIA suplantam todos os outros.

Por fim, na Biblioteca da Escola sede, está patente um painel constituído por imagens emblemáticas, realçando O Supremo Valor da Liberdade.

25_abril_400

Teatro - XIX CENOURÉMImprimir

My Fair lady

I Concurso de FotografiaImprimir

Apoio Educativo

cartaz_concurso_foto__copy__microsoft_publisher_400

Link com o Regulamento do Concurso

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo - 2 de AbrilImprimir

Apoio Educativo

cartaz_autismo_2abril__copy__microsoft_publisher_400

Orçamento Participativo: Debate das propostasImprimir

Ciências Sociais Humanas

No dia 22 de março decorreu a apresentação pública das três propostas apresentadas pelos alunos para a aplicação de 500 euros referente ao Orçamento Participativo, consignado no Despacho nº436-A/2017. Os proponentes apresentaram as suas medidas a todos os alunos do terceiro ciclo, na sala de palco, sendo que a proposta A recaiu na compra de um suporte para bicicletas, secadores de cabelo e uma bola de espelhos; a proposta B recaiu na aquisição de material de desporto e a proposta C na redecoração da sala do aluno/convívio. Após a apresentação, os proponentes debateram as propostas entre si, apresentando os argumentos tidos como os mais válidos na defesa das suas propostas. A plateia teve, também, direito a intervir e ver esclarecidas as suas dúvidas referentes às propostas apresentadas.

O objetivo do debate foi atingido, dado que se pretendia dar a conhecer as diferentes propostas que irão a votação na sexta feira, dia 24 de março, dia do estudante.

Este projeto tem como objetivo comemorar o referido dia, “estimular a participação cívica e democrática dos estudantes, promovendo o seu espírito de cidadania e o diálogo, a mobilização coletiva em prol do bem comum e o respeito pelas escolhas diferentes, valorizando as suas opinião, em decisões nas quais são os principais interessados e responsáveis, e, finalmente, permitindo o conhecimento do mecanismo de voto.” (artº 1 do desp. Nº436-A/2017).

Os alunos proponentes e todos os participantes neste debate estão de parabéns pela forma cívica e responsável que apresentaram nesta iniciativa.

foto_400_01