Gestão

De acordo com o Eurobarómetro e o European Value Study, Portugal está entre os países da União Europeia em que a participação em atividades de voluntariado é mais baixa. No sentido de reverter esta situação, um longo caminho tem de ser percorrido.

A Escola EB 2/3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão tem sido sensível a este enorme desafio. e está ciente de que a educação humanista e humanizante dos seus alunos, passa pelo “desafio solidário”. Assim, inúmeros passos têm sido dados no sentido de desenvolver várias “…ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos…” (art.º 2.º da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro)

A Escola Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, tem já algum historial e experiência na persecução de projetos de voluntariado, estando a envolver, no presente ano letivo, tal como em anos anteriores, de forma direta, 15% da população estudantil (correspondendo a 40 alunos oficialmente inscritos no clube de Solidariedade).

A sua ação tem sido desenvolvida, como referido, em duas vertentes:

a)      Escola/Meio (comunidade envolvente)

- A Comemoração do dia 17 de Outubro;

- Campanha de recolha de bens alimentares;

- Organização dos cabazes alimentares para famílias carenciadas da nossa Escola;

- “Mercadilho de Natal”, com o objetivo de comprar bens alimentares não perecíveis para o reforço de cabazes alimentares,

- “Fábrica de Velas” – projeto de confeção manual de velas multicolores desenvolvido com os alunos do Clube de Solidariedade com o objetivo de recolher fundos de ajuda à compra de pão e leite para lanches de alunos carenciados da escola;

- Outros…

 

b)       Escola/Mundo (parcerias com organizações não governamentais de solidariedade com comunidades carenciadas do continente africano)

- Ajuda à Ass. Port. “Amigos de Raul Follereau”;

- Parceria com o Grupo Missionário «Ondjoyetu», da diocese de Leiria-Fátima;

- Lançamento do Projeto “Um sorriso para a Namíbia” - parceria com a fundação não-governamental “SAN Foundation”.

- Outros…

 Assim sendo, submetemos o nosso projeto à avaliação do Júri Nacional, que de acordo com a na Portaria n.º 333/2012 de 22 de outubro, decidiu atribuir no passado dia 28 de Abril o “Selo de Escola Voluntária - 2012”. Parabéns.