Visita de Estudo às “Pegadas”Imprimir

1º Ciclo

No dia 13 de outubro, fomos visitar o Monumento Natural das Pegadas dos dinossáurios, que se situa na aldeia do Bairro, concelho de Ourém e integra o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
Quando chegamos lá, iniciamos a visita com um guia muito simpático, que nos mostrou e explicou a história deste Monumento. Começou por nos explicar, que naquele local, antigamente, era uma pedreira, de onde se retirava pedra para partir em bocados mais pequenos, a que chamamos brita.

Entretanto, um senhor começou a observar algumas marcas na rocha e decidiu investigar e chamar alguns especialistas para estudar estas marcas e assim comprovar que eram pegadas de dinossáurios. Foi assim que esta pedreira se transformou num Monumento Natural.
De seguida fomos ver um dinossáurio em ferro, tiramos fotografias e observamos os trilhos de pegadas, gravadas na rocha. Continuamos a descer e a ouvir as explicações do guia, sobre a alimentação destes dinossáurios, que se alimentavam de vegetação, portanto eram herbívoros. Entretanto, vimos um friso cronológico, que nos ajudou a perceber que os dinossáurios existiram na Terra já há 175 milhões de anos e que viveram muito antes de existirem seres humanos. Continuamos até chegarmos perto das pegadas, onde o guia nos mostrou as diferenças entre as “mãos" e os “pés”, o tamanho em altura e o peso, que pode ir até ao peso de mais de vinte elefantes.
Depois fomos ver um trilho de crias de dinossáurios. Continuamos e vimos fósseis de animais marinhos, cravados na rocha, o que nos ajudou a perceber que o mar já tinha passado por ali, há muitos milhares de anos e que a paisagem, agora cheia de rochas e muito inclinada, que vemos hoje, já foi plana e cheia de vegetação.
Quando terminamos a visita ao ar livre, fomos ver um filme, onde ficamos a perceber melhor tudo oque tínhamos visto e ouvido, através das explicações do guia.
Regressamos à escola, depois de um dia fantástico e cheio de dinossáurios.
Texto coletivo do 3º ano da E:B. 1 de Carvoeira
Turma C

1_400_04 2_400


Social Sharing: Facebook Google Tweet This
Facebook Like:


Nenhum comentário foi enviado.

Comentar

Entre para enviar um comentário.
[Admin Login]   
Tempo de renderização: 0,03 segundos - 28 Consultas
2,657,765 visitas únicas