Alunos do Agrupamento de Escolas de Caxarias participaram na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2017

parlamentoNo dia 22 e 23 de maio decorreu na Assembleia da República a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2017, do Ensino Básico.
O Círculo de Santarém fez-se representar pelo Agrupamento de Escolas Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, de Caxarias, com os “deputados” Diogo Flórido (9ºA), Clara Monteiro (8ºA) e o “jornalista”, Mário Tereso (9ºA). Os alunos do agrupamento foram eleitos no decorrer da Sessão Distrital/Regional no passado dia 20 de março, no Auditório Municipal da Quinta das Pratas, Cartaxo, com a participação de 12 Escolas do distrito de Santarém. Esta foi a 2ª participação consecutiva do Agrupamento. Para além dos nossos deputados o Círculo de Santarém integrava mais dois deputados da Escola Secundária Maria Lamas de Torres Novas (Maria Leonor Esteves e Guilherme Grácio), e dois deputados da Escola Básica e Secundária José Relvas, de Alpiarça (Sara Miguel e Eduardo Pereira). O Porta-voz da delegação foi o deputado Diogo Flórido.
O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, que procura incentivar o seu interesse pela participação cívica e política.
No dia 22, os trabalhos da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, este ano subordinado ao tema “Os jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer! 40 anos da Constituição da República Portuguesa”, iniciaram-se com as reuniões das Comissões para debate, na generalidade e na especialidade, dos Projetos de Recomendação emanados dos diversos círculos eleitorais. Os nossos parlamentares estiveram integrados na 1ª Comissão, com representantes de Bragança, Beja, Leiria, Madeira, Porto, Viseu e deputados do Círculo da Europa. Na presidência da Mesa, encontravam-se as deputadas Dr.ª Margarida Balseiro Lopes (PSD) e Dr.ª Ana Virgínia Pereira (PCP) a fim de moderarem os trabalhos.
 À semelhança do que aconteceu na Sessão Distrital, os “deputados” de Santarém tiveram intervenções relevantes. No final do debate, iniciou-se o período de votações, tendo sido aprovadas as medidas para o Projeto de Recomendação à Assembleia da República. No final do primeiro dia de trabalhos os deputados, membros de todas as delegações tiveram a oportunidade de assistir ao programa cultural “teatro de improviso”, na Sala do Senado da Assembleia da República.
Os trabalhos no dia 23 iniciaram-se pelas dez horas, com a Sessão Plenária na Sala do Senado, na presença dos 128 deputados representantes de todos os círculos do país. A abrir a sessão discursou o atual presidente da Assembleia da República, Dr.º Eduardo Ferro Rodrigues, que deu as boas-vindas aos jovens deputados de todo o país, o Presidente da Comissão da Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. Seguiu-se o período de perguntas aos deputados Porfírio Silva (PS), Maria Germana Rocha (PSD), Ana Virgínia Pereira (PCP), Patrícia Fonseca (CDS/PP), Joana Mortágua (BE) e Heloísa Apolónia (PEV). Durante o tempo restante da manhã, debateu-se o Projeto de Recomendação à Assembleia da República. Todas as propostas foram submetidas a um breve debate e os nossos “deputados” participaram com muito entusiasmo. À tarde, procedeu-se à conclusão do debate e à votação final global da Recomendação à Assembleia da República. O encerramento da Sessão Nacional foi feito pelo coordenador do grupo de trabalho Parlamento dos Jovens da Comissão de Educação e Ciência, Pedro Pimpão. Tratou-se de uma experiência louvável de cidadania que demonstrou saber e competência dos nossos alunos que certamente não esquecerão.

Professor Mário Rodrigues