pes

Programa Educação para a Saúde


Descrição Geral
Domínios

Principais Atividades

Descrição Geral
Professor Coordenador do PES – Anabela Alves da Silva
Gabinete/espaço de apoio/atendimento ao aluno – Apenas algumas horas por semana.

Objetivos

  •      Contribuir para uma tomada de consciência da responsabilidade individual a nível da saúde como bem comum.
  •      Sensibilizar os agentes da comunidade educativa para a necessidade da Educação para a Saúde e da Educação Sexual, fomentando a sua adesão e envolvimento neste projeto.
  •      Promover uma cultura de respeito e responsabilidade no campo da sexualidade.
  •      Desenvolver as vertentes de pesquisa e intervenção, promovendo a articulação dos conhecimentos disciplinares e não disciplinares.
  •      Fomentar hábitos de vida saudável.
  •      Promover a relação Escola - Família, Escola - Centro de Saúde e/ou outras instituições/recursos comunitários.

Áreas

  •      Autoestima
  •      Higiene
  •      Primeiros Socorros
  •      Saúde oral
  •      Segurança/Prevenção de acidentes

Indicadores de Avaliação

  •      Aumento de conhecimentos
  •      Melhoria de competências pessoais e/ou sociais
  •      Nível de participação/envolvimento
  •      Taxa de concretização das atividades (N.º atividades programadas/concretizadas)
  •      Número de trabalhos, com qualidade, dos alunos

Instrumentos de avaliação

  •      Questionários/Inquéritos/Estudos
  •      Relatórios
  •      Trabalhos produzidos pelos alunos
  •      Testes de avaliação de conhecimentos

Parcerias/Colaboração

  •      Centro de Saúde de Ourém.
  •      Juntas de Freguesia.
  •      Câmara Municipal de Ourém.
  •      GNR.
  •      Bombeiros Voluntários de Caxarias.
  •      Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Hospital de Tomar
Educação Alimentar/Atividade Física

Temas

  •      Comportamentos alimentares adequados
  •      Prevenção de doenças de comportamento alimentar; obesidade, anorexia, bulimia…
  •      Hábitos alimentares, antropometria e indicadores de saúde…
  •      Inter-relação entre Atividade Física e vida saudável

Metodologias

  •      Atividades de pesquisa
  •      Dinâmicas interpares
  •      Dinâmicas de grupo
  •      Campanhas/comemorações de eventos
  •      Atividades educativas ao ar livre
  •      Exposições de trabalhos/produtos (posters, powerpoints, vídeos, etc.)
  •      Palestras/debates/sessões de informações – sensibilização
  •      Aplicação de programas com materiais e conteúdos específicos
  •      Ações de envolvimento das famílias

Atividades

  •      Programas curriculares de Estudo do Meio e Ciências Naturais e das áreas curriculares não disciplinares de Educação para a Cidadania e Área de Projeto (1.º CEB); Apoio ao Estudo DT (2.º CEB) e Cidadania e Mundo Atual (3.º CEB) .
  •      Sessões com técnico de saúde.
  •      Trabalho de Projeto.
  •      Workshops e sessões de esclarecimento.
  •      Atividades desportivas ao ar livre.
  •      Exploração de textos, imagens e filmes.
  •      Elaboração de cartazes e/ou outro material de divulgação.
  •      Elaboração de ementas saudáveis.
  •      Programa "Apetece-me".
  •      Divulgação de modalidades desportivas.
  •      Torneios desportivos interturmas e interescolas.
  •      Passeio Aventura Bicicleta
Prevenção a Consumo de SPA
Temas
  •      Comportamentos alimentares adequados
  •      Prevenção de doenças de comportamento alimentar; obesidade, anorexia, bulimia…
  •      Hábitos alimentares, antropometria e indicadores de saúde…
  •      Inter-relação entre Atividade Física e vida saudável
Metodologias
  •      Atividades de pesquisa
  •      Dinâmicas interpares
  •      Dinâmicas de grupo
  •      Campanhas/comemorações de eventos
  •      Atividades educativas ao ar livre
  •      Exposições de trabalhos/produtos (posters, powerpoints, vídeos, etc.)
  •      Palestras/debates/sessões de informações – sensibilização
  •      Aplicação de programas com materiais e conteúdos específicos
  •      Ações de envolvimento das famílias

Atividades
  •      Programas curriculares de Estudo do Meio e Ciências Naturais e das áreas curriculares não disciplinares de Educação para a Cidadania e Área de Projeto (1.º CEB); Apoio ao Estudo DT (2.º CEB) e Cidadania e Mundo Atual (3.º CEB) .
  •      Sessões com técnico de saúde.
  •      Trabalho de Projeto.
  •      Workshops e sessões de esclarecimento.
  •      Atividades desportivas ao ar livre.
  •      Exploração de textos, imagens e filmes.
  •      Elaboração de cartazes e/ou outro material de divulgação.
  •      Elaboração de ementas saudáveis.
  •      Programa "Apetece-me".
  •      Divulgação de modalidades desportivas.
  •      Torneios desportivos interturmas e interescolas.
  •      Passeio Aventura Bicicleta.
Edicação Sexual e IST

- Número médio de horas dedicadas exclusivamente à Educação Sexual? (1º e 2º ciclos) – 6
- Número médio de horas dedicadas exclusivamente à Educação Sexual? (3º ciclo) – 12

Temas
  •      Sexualidade e valores
  •      Afetos e relações interpessoais
  •      Conhecimento do corpo
  •      Adolescência e comportamentos de risco
Metodologias
  •      Atividades de pesquisa
  •      Formação (ação com duração mínima de 6h)
  •      Dinâmicas interpares
  •      Dinâmicas de grupo
  •      Campanhas/comemorações de eventos
  •      Atividades educativas ao ar livre
  •      Exposições de trabalhos/produtos (posters, powerpoints, vídeos, etc.)
  •      Palestras/debates/sessões de informações – sensibilização
  •      Workshops
  •      Ações de envolvimento das famílias
  •      Aplicação de programas com materiais e conteúdos específicos
Atividades
  •      Programas curriculares de Estudo do Meio e Ciências Naturais e das áreas curriculares não disciplinares de Educação para a Cidadania e Área de Projeto (1.º CEB); Apoio ao Estudo DT (2.º CEB) e Cidadania e Mundo Atual (3.º CEB) .
  •      Trabalho de Projeto.
  •      Workshops e sessões de esclarecimento.
  •      Exploração pedagógica de textos, filmes e anúncios publicitários.
  •      Exploração de textos, imagens e filmes.
  •      Elaboração de cartazes e/ou outro material de divulgação.
  •      Brainstorming e trabalhos de grupo.
  •      Dramatizações/Role-playing.
  •      Exploração pedagógica de textos, filmes e anúncios publicitários.
  •      Criação de material multimédia..
Saúde Mental/Violência em Meio Escolar
Temas
  •      Violência na Escola
  •      CiberBullying
  •      Cidadania
  •      Regras da disciplina e comportamento
Metodologias
  •      Atividades de pesquisa
  •      Dinâmicas interpares
  •      Dinâmicas de grupo
  •      Campanhas/comemorações de eventos
  •      Atividades educativas ao ar livre
  •      Exposições de trabalhos/produtos (posters, powerpoints, vídeos, etc.)
  •      Palestras/debates/sessões de informações – sensibilização
  •      Ações de envolvimento das famílias
Atividades
  •      Programas curriculares de Estudo do Meio e Ciências Naturais e das áreas curriculares não disciplinares de Educação para a Cidadania e Área de Projeto (1.º CEB); Apoio ao Estudo DT (2.º CEB) e Cidadania e Mundo Atual (3.º CEB) .
  •      Sessões com técnico de saúde.
  •      Leitura e exploração do livro “À descoberta da vida” e realização e exposição dos trabalhos realizados – 4.º ano.
  •      Recolha de Sangue pelo Instituto Português do Sangue
  •      Sessões com agentes do Programa Escola Segura
  •      Trabalho de Projeto.
  •      Exploração pedagógica de textos, filmes e anúncios publicitários.
  •      Exploração de textos, imagens e filmes.
  •      Elaboração de cartazes e/ou outro material de divulgação.
  •      Brainstorming e trabalhos de grupo.
  •      Dramatizações/Role-playing.
  •      Relatos de situações vividas.
  •      Exploração pedagógica de textos, filmes e anúncios publicitários.
  •      Criação de material multimédia.
  •      Atividades de Carnaval.
  •      Festival InterEscolas do Agrupamento.
  •      Marchas populares.
Principais Atividades
Jardim de Infância Jardim de Infância

 Prevenção de Acidentes
Primeiro Ciclo 1º Ciclo Ensino Basico

 Relações Afectivas (Jogo Gostarzinho) - 4º ano
 Comportamentos abusivos - 3º ano
Segundo Ciclo  2º Ciclo Ensino Basico
Posturas (URAP)- 5º Ano
Afetos - Auto-estima- 6º Ano
Terceiro Ciclo  3º Ciclo Ensino Basico
 Dependências - 7º Ano
 Violência inter-pares- 8º Ano
 Planemamento Familiar- 9º Ano
Pais  Sessão para Pais: Prevenção de Acidentes
                 (Início do 3º periodo)
GAA - Gabinete de Apoio ao Aluno