Índice


Introdução


Professor responsável: Leonel Rodrigues

A música faz parte integrante das nossas vidas e como não podia deixar de ser, está extremamente presente em qualquer um dos nossos jovens. Compete-nos enquanto educadores, proporcionar de uma forma lúdica e integrante a todos os jovens que sintam um apelo para a música, um espaço, onde se possa na escola, fora do âmbito da sala de aula fazer música. Não nos podemos esquecer que existe sempre uma enorme disponibilidade para a aprendizagem por parte de qualquer criança e/ou adolescente e/ou jovem desde que as atividades e/ou estratégias possam ir ao encontro dos seus próprios interesses.
Desta forma, procuro no presente ano letivo dar continuidade a alguns projetos no âmbito da Música já iniciados e desenvolvidos nos anos letivos anteriores procurando sempre diversificar, imaginar, criar e incentivar todo um conjunto de atividades aliciantes e geradoras de situações de ensino/aprendizagem. Assim, desta forma proponho a tarde de Quarta-Feira para aí desenvolver atividades musicais de acordo com interesses dos alunos.
Pretendo que este trabalho seja organizado da seguinte forma:
1-    Grupo da(s) banda(s) Pop / Rock;
2-    Grupo de Karaoke / Coro.


O Grupo de Karaoke pretende também ser um ponto de apoio aos alunos que tencionam participar no próximo Festival da Canção.
Este projeto, que julgo estar direcionado para os interesses de uma grande parte da nossa população escolar, continuará a ser um meio fundamental na procura de uma boa formação integral da personalidade dos mesmos.


Competências Gerais

·    Desenvolver potencialidades musicais múltiplas;
·    Desenvolver capacidades expressivas e criativas;
·    Experimentar e conhecer os meios da produção sonora;
·    Proporcionar o enriquecimento das vivências sonoro-musicais do aluno;
·    Proporcionar o desenvolvimento psicológico, afetivo, cognitivo e motor;
·    Favorecer a auto-estima, a autoconfiança e a autonomia;
·    Cultivar o gosto pela Música de conjunto;
·    Constituir um reportório vocal e instrumental para posterior apresentação pública;
·    Promover a interação social;
·    Promover o reconhecimento social;
·    Utilizar regras de atuação em grupo.

Competências Específicas

Utilizar técnicas de produção sonora a nível vocal e instrumental;
Desenvolver a memória auditiva;
Desenvolver a coordenação motora;
Desenvolver a audição e escrita musical;
Utilizar diversos processos de notação musical;
Conhecer diferentes épocas e géneros de composição musical;
Identificar conceitos musicais;
Utilizar corretamente regras de comunicação oral e escrita.

Atividades

·    Ensaios a solo e/ou em grupo de melodias cantadas e/ou tocadas;
·    Execução de instrumentos de corda dedilhada;
·    Execução de teclados electrónicos;
·    Execução de instrumentos de percussão de altura definida e indefinida;
·    Gravações/registo em sistema áudio/informático;
·    Espetáculos apresentados à comunidade escolar;
·    Espetáculos apresentados à Comunidade Educativa e Local (pode incluir a participação no Festival da Canção do Agrupamento).

Recursos

·    Sistema de som;
·    Computador;
·    Teclados;
·    Instrumentos de cordas dedilhadas;
·    Material de papelaria diverso;
·    Instrumentos da sala de aula.


Horário de Funcionamento

Horário do Clube de Música