Clube de Música
- Introduçãoo
- Competências Gerais
- Competências Específicas
- Atividades
- Recursos
- Horário de Funcionamento
Introdução
Professor responsável: Leonel Rodrigues
A música faz parte integrante das nossas vidas e como não podia deixar
de ser, está extremamente presente em qualquer um dos nossos jovens.
Compete-nos enquanto educadores, proporcionar de uma forma lúdica e
integrante a todos os jovens que sintam um apelo para a música, um
espaço, onde se possa na escola, fora do âmbito da sala de aula fazer
música. Não nos podemos esquecer que existe sempre uma enorme
disponibilidade para a aprendizagem por parte de qualquer criança e/ou
adolescente e/ou jovem desde que as atividades e/ou estratégias possam
ir ao encontro dos seus próprios interesses.
Desta forma, procuro no presente ano letivo dar continuidade a alguns
projetos no âmbito da Música já iniciados e desenvolvidos nos anos
letivos anteriores procurando sempre diversificar, imaginar, criar e
incentivar todo um conjunto de atividades aliciantes e geradoras de
situações de ensino/aprendizagem. Assim, desta forma proponho a tarde
de Quarta-Feira para desenvolver atividades musicais de acordo com
interesses dos alunos.
Pretendo que este trabalho seja organizado da seguinte forma:
1- Grupo da(s) banda(s) Pop / Rock;
2- Grupo de Karaoke / Coro.
O Grupo de Karaoke pretende também ser um ponto de apoio aos alunos que
tencionam participar no próximo Festival da Canção.
Este projeto, que julgo estar direcionado para os interesses de uma
grande parte da nossa população escolar, continuar a ser um meio
fundamental na procura de uma boa formação integral da personalidade
dos mesmos.
Competências Gerais
� Desenvolver potencialidades musicais
múltiplas;
� Desenvolver capacidades expressivas e
criativas;
� Experimentar e conhecer os meios da
produção sonora;
� Proporcionar o enriquecimento das
vivências sonoro-musicais do aluno;
� Proporcionar o desenvolvimento
psicológico, afetivo, cognitivo e motor;
� Favorecer a auto-estima, a
autoconfiança e a autonomia;
� Cultivar o gosto pela Música de
conjunto;
� Constituir um reportório vocal e
instrumental para posterior apresentação pública;
� Promover a interação social;
� Promover o reconhecimento social;
� Utilizar regras de atuação em grupo.
Competências Específicas
Utilizar técnicas de produção sonora a nível vocal e instrumental;
Desenvolver a memória auditiva;
Desenvolver a coordenação motora;
Desenvolver a audição e escrita musical;
Utilizar diversos processos de notação musical;
Conhecer diferentes épocas e géneros de composição musical;
Identificar conceitos musicais;
Utilizar corretamente regras de comunicação oral e escrita.
Atividades
� Ensaios a solo e/ou em grupo de
melodias cantadas e/ou tocadas;
� Execução de instrumentos de corda
dedilhada;
� Execução de teclados electrónicos;
� Execução de instrumentos de percussão
de altura definida e indefinida;
� Gravações/registo em sistema
áudio/informático;
� Espetáculos apresentados à comunidade
escolar;
� Espetáculos apresentados à Comunidade
Educativa e Local (pode incluir a participação no Festival da Canção do
Agrupamento).
Recursos
� Sistema de som;
� Computador;
� Teclados;
� Instrumentos de cordas dedilhadas;
� Material de papelaria diverso;
� Instrumentos da sala de aula.
Horário de
Funcionamento