“Crescer a ler, ler para crescer”Imprimir

Biblioteca

Dando continuidade à atividade “Crescer a ler, ler para crescer” inserida no Plano de Ação Estratégica do Programa Nacional para a Promoção do Sucesso Escolar, a equipa da Biblioteca Escolar deslocou-se entre os dias 21 e 27 de abril, a todos os estabelecimentos de ensino do 1º ciclo do nosso Agrupamento.

Os alunos do 1º e 2º ano ficaram a conhecer a história “A menina que detestava livros” de Manjusha Pawagi. Durante a audição da leitura os alunos puderam interagir respondendo a questões sobre os diferentes momentos da ação, partilhando vivências pessoais e participando com entusiasmo e curiosidade. Esta obra permitiu ainda sensibilizar para a importância da leitura e para o conhecimento das diferentes tipologias e formatos de livros, recorrendo a uma mala surpresa recheada de diferentes obras. Este recurso possibilitou o paralelismo entre o viajar fisicamente e as viagens imaginárias que o livro nos oferece.

a_400_02

Inauguração do Centro Escolar de Carvoeira - CaxariasImprimir

Gestão

Decorreu hoje, dia 5 de abril de 2021, pelas 15h00, a cerimónia protocolar de abertura do Centro Escolar de Caxarias, com a presença do Ministro da Educação Doutor Tiago Brandão Rodrigues que descerrou a placa comemorativa.

169276492_3882092035206173_6109871329467855184_n_400

A cerimónia coincidiu com o início do 3.º período letivo e com o regresso às aulas, em regime de ensino presencial, do 2.º e do 3.º Ciclo de Ensino.

O Sr. Ministro da Educação foi acolhido pela Sr.ª Diretora do Agrupamento de Escolas, Dr.ª Cláudia Campos e pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque e demais entidades presentes, assim como, 5 alunos do 1.º Ciclo em representatividade dos alunos deste Ciclo de Ensino.

Após o descerramento da placa comemorativa de abertura do Centro Escolar de Caxarias, foram visitadas as instalações, seguindo-se as intervenções da Diretora do Agrupamento de Escolas, do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ourém e do Sr. Ministro da Educação. Na sua intervenção o Sr. Ministro fez questão de referir que ao visitar inúmeras escolas, são visíveis aquelas em reconhece a felicidade e este espaço, o nosso espaço, é claramente um local feliz. Referência, entre outras que foram proferidas, que muito nos honrou e que nos faz acreditar que as linhas orientadoras do trabalho diário com os nossos alunos e pelas quais nos regemos, são as adequadas.

A UNIÃO DA EQUIPA É O QUE FAZ O TRABALHO ALCANÇAR O SUCESSO.

169555483_3882092188539491_318034923397745585_n_400_01

Nas palavras da Sr.ª Diretora:

“Hoje é um dia muito especial! Um dia muito aguardado por nós e de grande relevância para a nossa Comunidade Educativa! Um dia... que mudará para melhor a vida dos nossos alunos.

Esperamos ter a sabedoria e a humildade para a utilizar no seu maior propósito – formação integral dos nossos alunos e enriquecimento profissional e pedagógico dos nossos docentes.

Confiamos, ideias e projetos temos muitos, e vamos continuar a sonhar outros sonhos, porque a Escola é muito mais do que um espaço físico, é muito mais do que uma instituição que se dedica ao processo de ensino e de aprendizagem, a Escola é feita de pessoas e de relações entre pessoas, está viva, é ativa e interativa!”

Despacho n.º 1689-A/2021 - Novo Calendário EscolarImprimir

Gestão

Altera o calendário de funcionamento das atividades educativas e letivas dos estabelecimentos de ensino e o calendário das provas e exames, aprovados pelo Despacho n.º 6906-B/2020, de 2 de julho, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 128, 2.º suplemento, de 3 de julho de 2020

calendrio_2021_400