Ciências Sociais Humanas

No âmbito do Centenário das Aparições de Fátima, foi elaborada uma exposição no Agrupamento de Escolas de Caxarias repartida entre a biblioteca e o átrio de entrada, a qual apresenta 26 trabalhos elaborados pelos alunos dos 1.º e 2.º ciclos, utilizando materiais reciclados, versando diferentes representações da Virgem e dos três pastorinhos.

A exposição apresenta, igualmente, uma contextualização iconográfica/histórica dividida em quatro espaços temáticos e informativos distintos: “Aconteceu em 1917… os pastorinhos” representativo do enquadramento histórico dos protagonistas; “Os espaços de culto”, com a visão dos espaços ao longo do tempo na Cova de Iria (capelinha, Basílica Nossa Senhora do Rosário e Basílica da Santíssima Trindade); “Os Papas em Fátima” com imagens representativas da presença dos Papas, em visitas ao Santuário, e “Fátima pelo Mundo”, com representações da presença deste culto mariano em Santuários espalhados pelo mundo.

Dois dos trabalhos realizados pelos nossos alunos encontram-se expostos no MUSEU da CONSOLATA | Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, junto à “Sala dos Pastorinhos”.

Esta iniciativa, para assinalar o Centenário das Aparições, foi promovida pela disciplina de EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica), integrada nas atividades do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, e com a colaboração dos docentes que o compõem, bem como da professora responsável pela biblioteca da nossa escola.

Com este projeto, além de se assinalar o Centenário das Aparições, promoveu-se a defesa do ambiente, em resposta à encíclica “Laudato Si” do Papa Francisco, motivou-se a participação dos Encarregados de Educação na vida escolar e desenvolveu-se a criatividade e espírito de iniciativa. Promoveu-se igualmente a divulgação de um importante momento da história do concelho de Ourém.

Os trabalhos expostos na nossa escola poderão ser observados todos os dias úteis até ao fim do mês de maio, e os que se encontram no museu da Consulata até ao dia13 de outubro, de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

expo_mrio_1_400

Ver Fotos