Alunos da Escola EB Dr. Cónego M. L. Perdigão participaram na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2018Imprimir

Coordenação dos D. T.

No dia 16 e 17 de abril decorreu na Assembleia da República a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2018.

O Círculo de Santarém fez-se representar pelo Agrupamento de Escolas Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão com as “deputadas” Mariana Faria e Inês Lopes. Os alunos do agrupamento foram eleitos para esta Sessão no decorrer da Sessão Distrital/Regional que se realizou no dia 29 de fevereiro, em Santarém. O Circulo de Santarém foi constituído por mais dois deputados do Colégio Sagrado Coração de Maria – Fátima, e dois deputados do Agrupamento Cidade do Entroncamento. A Porta-voz da delegação foi a deputada Maria João Nunes. A nossa aluna, Clara Monteiro, participou na qualidade de repórter.

O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, que procura incentivar o seu interesse pela participação cívica e política.

No dia 16, os trabalhos da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, este ano subordinado ao tema “Igualdade de Género”, iniciaram-se às 14.00 horas com as reuniões das Comissões para debate, na generalidade e na especialidade, dos Projetos de Recomendação emanados dos diversos círculos eleitorais. Os nossos parlamentares estiveram integrados na 4ª Comissão, com representantes dos Açores, Aveiro, Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu, para debaterem os seus projetos de recomendação. Na presidência da Mesa, encontravam-se as deputadas Maria Augusta Santos e Ilda Araújo Novo a fim de moderarem os trabalhos. O projeto de recomendação de Santarém foi o mais votado (22 votos) tendo servido de base ao projeto de recomendação da 4ª comissão. No final do primeiro dia de trabalhos os deputados, membros de todas as delegações tiveram a oportunidade de assistir a um programa cultural, na Sala do Senado da Assembleia da República.

Os trabalhos no dia 17 de abril iniciaram-se pelas dez horas, com a Sessão Plenária, na presença dos 132 deputados representantes de todos os círculos do país. A abrir a sessão discursou o vice presidente da Assembleia da República, Dr.º Jorge Lacão, que deu as boas-vindas aos jovens deputados; o Presidente da Comissão da Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha e a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro. Seguiu-se o período de perguntas aos deputados Susana Amador (PS), Duarte Marques (PSD), Miguel Tiago (PCP), Hélder Amaral (CDS/PP), Isabel Pires (BE) e Luís Monteiro (PEV). Durante o tempo restante da manhã, debateu-se o Projeto de Recomendação à Assembleia da República. Das 14.00 às 15.00 horas, procedeu-se à conclusão do debate e à votação final global da Recomendação à Assembleia da República.

parlamento_400_01